DesportoMundo

Há 70 anos que ninguém marcava tanto no arranque de dragão ao peito

O sonho de Tiquinho Soares é bem real.

O avançado brasileiro não se cansa de marcar de dragão ao peito nem tão pouco de bater recordes históricos ao serviço do FC Porto.

Cumpriu o primeiro jogo na nova casa frente ao Sporting (2×1), a 4 de fevereiro, e deixou bem vincada, nessa altura, a missão: marcar, marcar e marcar.

Soares apontou dois golos frente aos leões e nas cinco jornadas seguintes marcou mais… sete. Nem mais nem menos do que nove remates certeiros nos seis primeiros jogos na Liga pelo FC Porto. Igual? É preciso recuar até 1946/47, altura em que o avançado Diógenes, também fez balançar as redes contrárias em nove ocasiões. E melhor? Apenas em 1937/38, quando Ângelo Silva fez 12 golos.

Este registo torna Soares o jogador com o melhor arranque de azul e branco dos últimos 70 anos! O atacante brasileiro, contratado ao Vitória de Guimarães, entrou num lote muito restrito de jogadores que marcaram nos seis primeiros jogos no Campeonato pela equipa nortenha.

Segundo dados recolhidos pelo playmaker do zerozero, apenas Correia Dias (1941/1942), Flávio (1971/1972) e Pena (2000/2001) revelaram instinto tão letal no arranque. Com os dois golos apontados em Arouca, Soares chegou ao 16.º na Liga (sete pelo Vitória e nove pelo FC Porto), igualando André Silva no 2.º lugar do top de melhores marcadores.

Se contabilizarmos ainda o período em que Soares vestia as cores do emblema da Cidade Berço, verificamos que o avançado de 26 anos marca há sete jogos consecutivos na Liga, registo conseguido no séc. XXI, ainda de acordo com a nossa base estatística, por apenas mais sete jogadores: Pena, Jardel, Derlei, Cardozo, Lima, Jackson e Mitroglou.

Os golos começam a ser a imagem de marca de Soares. São mais de dois meses seguidos sempre a faturar, ajudando sobremaneira a equipa de Nuno Espírito Santo a manter bem viva a chama da luta pelo título. E, para já, o Dragão vai dormir mais duas noites na liderança.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas