Dicas!Saúde

INFECÇÃO NO ÚTERO: SAIBA COMO SE PROTEGER

Infecção no útero é algo muito sério

Com diagnóstico precoce o tratamento é simples e o problema não afecta a saúde da mulher.

As infecções no útero podem ser mais frequentes do que você imagina. Proteja-se!

O útero é um dos mais importantes órgãos do aparelho reprodutor feminino pois ele tem como função receber e implantar os embriões e criar contracções para a hora do parto. O que nem todos sabem, é que assim como as demais partes do corpo ele também adoece por meio de infecções.

A infecção no útero é causada por vírus e bactérias que atingem o colo do útero ou a parte interna do órgão. Ainda de acordo com  profissionais, as mulheres com vida sexual activa são as mais diagnosticadas.

“A infecção é decorrente de doenças sexualmente transmissíveis, infecção pelo HPV, contato íntimo sem protecção ou com vários parceiros. Higiene íntima incorrecta e infecções vaginais frequentes”.

Quando procurar ajuda?

A mulher deve procurar por um ginecologista quando estiver com corrimento constante seguido de mau cheiro, sangramento vaginal fora do período menstrual e dor na barriga e desconforto durante ou após a relação sexual. “O acompanhamento anual, é sem dúvida muito importante, porque algumas pacientes não vão apresentar nenhum desses sinais, mas estarão com a infecção”. Um  exame simples é feito e fornece um diagnóstico preciso sobre a saúde do órgão.

Tratada no começo, a infecção do útero é simples de cura, mas caso a mulher demore a procurar ajuda ovários, trompas e endométrio também podem ser comprometidos. “O tratamento é feito com antibióticos, antivirais e em alguns casos anti-inflamatórios. Há casos em que o parceiro também deve fazer o acompanhamento, para eliminar os microrganismos, prevenindo assim a volta da infecção”, explica uma ginecologista e obstetra.

Caso a alteração tenha relação com materiais que estiveram em contato com a região íntima, esses devem ser suspensos, entretanto, mesmo assim o problema precisa ser acompanhado, para garantir a recuperação ideal do útero.

Este tipo de inflamação dificulta uma gravidez, porém se acontecer durante a gestação não apresenta nenhum risco ao feto caso tratada da forma correta.

Tenha seu acompanhamento com ginecologista sempre para saber do seu estado um beijão as mulheres que se preocupam com sua saúde.

Deixe seu comentário e não esqueça de partilhar…

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas