Dicas!Relacionamento

Não consegues dormir porque não paras de se preocupar com outras coisas «saiba o que fazer»

Ficar rolando na cama à espera do sono que nunca vem provoca ansiedade, estresse e irritação que só adiam ainda mais o descanso.

Se mesmo cansado você demora para dormir porque não consegue parar de se preocupar e afastar os problemas da mente, conheça truques simples que ajudam a relaxar e evitar a insónia:

Como parar de se preocupar e pegar no sono

1. O primeiro passo é tentar identificar os motivos da preocupação e lidar com eles no início do dia. Se você consegue solucionar antes de ir para a cama o que te deixa aflito terá maior facilidade para pegar no sono à noite. É como se eliminasse um item da sua lista de afazeres.

2. Verifique se seu quarto está escuro o suficiente para garantir o descanso e evitar distracções, mantenha o ambiente em uma temperatura agradável e não despreze a importância de bom colchão e travesseiros. Itens aparentemente banais podem fazer grande diferença para um sono tranquilo e de qualidade.

3. Algumas horas antes de dormir, evite consumir bebidas ricas em cafeína, como café, refrigerante e alguns tipos de chá, assim como álcool que, apesar de dar a impressão de relaxamento, também atrapalha o sono. É válido ainda deixar de fumar no período próximo ao descanso noturno, já que o cigarro é também é estimulante.

4. Se você acordar durante a noite e não conseguir voltar a dormir rapidamente, não fique na cama por muito tempo esperando o sono chegar. Permanecer deitado e acordado por mais de 20 minutos fará com que você comece a “buscar” preocupações que irão atrapalhar o descanso. Evite, porém, ligar a TV ou ler um livro estimulante e prefira fazer algo relaxante ou mesmo que considere enfadonho.

5. Se a dificuldade para dormir é constante, consulte um médico. Você pode, mesmo sem saber, sofrer de algum distúrbio de sono que, ao longo do tempo, pode piorar seu processo de descanso e trazer diversos malefícios para a saúde.

@edilson

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas