Dicas!Saúde

Passa o dia cansado e chega à cama e não dorme? Pode sofrer disto

Mal se consegue manter acordado durante o dia, mas quando chega à cama o sono foge? Se isto lhe soa familiar, pode sofrer de um distúrbio de sono bastante comum.

Para a maioria das pessoas, deitar-se na cama, especialmente se for à noite, é algo que é interpretado pelo corpo como um sinal de que é o momento de dormir e que leva a que se adormeça rapidamente.

Infelizmente, o corpo de algumas pessoas parece interpretar as coisas ao contrário, fazendo com que passem o dia cheias de sono e à noite, mal entram na cama, fiquem bem acordadas e desesperadas para adormecer.

Trata-se mesmo de um distúrbio do sono, chamado despertar condicionado ou aprendido, e é considerado um dos distúrbios do sono mais comuns.

Segundo reporta o Independent, os especialistas destacam que os smartphone, tablets e computadores portáteis que tanto usamos diariamente são os principais culpados, pois usá-los na cama ou antes da hora de ir dormir se tornou cada vez mais comum. No entanto há outros fatores que podem estar na origem deste problema, pensar no trabalho ou estar preocupado também podem perturbar o sono.

A primeira linha de ação para combater este distúrbio será, portanto, relaxar e evitar todo o tipo de luzes fortes ou luzes de ecrãs pelo menos duas horas antes da ida para a cama. Os especialistas do Psychology Today destacam que também é recomendável evitar a cafeína, o álcool e o tabaco ao fim do dia, bem como exercícios intensos.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas