Curiosidades

Porque aparece a ferrugem?

Porque é que a ferrugem faz os objectos ficarem avermelhados? E porque aparece a ferrugem?

A ferrugem é o nome dado à oxidação dos objectos, ou seja, a oxidação está relacionada com o contacto dos objectos com o oxigénio, formando-se assim um novo composto. A oxidação de materiais à base de ferro, como por exemplo o aço, faz com que o objecto fique avermelhado. 

Quimicamente, quando a água entra em contacto com o objecto à base de ferro, esta vai-se combinar com o dióxido de carbono do ar, formando um ácido fraco.

Alguma parte do ferro é desfeita, separando-se a água em hidrogénio e oxigénio. O oxigénio que é libertado vai-se unir ao ferro que foi desfeito, formando uma junção de oxigénio e ferro, ou seja, o óxido de ferro, que tem uma cor vermelha ou avermelhada.

Os objectos ferrugentos tornam-se mais frágeis porque as ligações dos átomos do óxido de ferro (ferrugem) são mais fracas que as ligações do ferro.

@raimundo

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Veja também!

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas