Angola

PR recebe mensagem do homólogo da RCA

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu nesta segunda-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo da República Centro-Africana (RCA), Faustin-Archange Touadéra.

Foi portador da missiva o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país africano, Charle Armel Dubani.

Charle Armel Dubani, que está em Angola na qualidade de enviado especial do Presidente da República Centro-Africana, disse à imprensa, no final da audiência, que abordou com o Chefe de Estado angolano o estado da cooperação bilateral.

Quanto a actual situação de estabilidade política na RCA, explicou que têm sido registadas “certas melhorias”, do ponto de vista de segurança interna, apesar de se registarem “algumas escaramuças isoladas” que perturbam a paz.

Disse que o governo do seu país tem trabalhado com a comunidade internacional para o restabelecimento total da paz e segurança, com vista o desenvolvimento global.

No quadro da cooperação, Angola e a RCA têm acordos rubricados em termos gerais no domínio político e diplomático, e existem interesses nas áreas dos diamantes, da diplomacia, a nível da defesa e segurança.

Com vista a reforçar a cooperação, o Presidente da RCA, Faustin Archange Touadéra, efectuou em Janeiro último uma visita de trabalho de algumas horas a Angola.

Angola e a RCA são países membros da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), à semelhança do Burundi, Congo, RD Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

A República Centro-Africana é um país cuja situação política preocupa a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), organismo regional de que o estadista angolano é presidente em exercício.

José Eduardo dos Santos tem prestado ajuda para que este país membro da CIRGL, que viveu há algum tempo um conflito interno inter-religioso, ponha fim às divergências, quer do ponto de vista político, quer religioso, de forma pacífica, através do diálogo.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas