Angola

Projecto Barragem de Laúca "cuida" fauna e flora da região

Um programa de resgate animal e da flora na área de implantação do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca (AHL), em Malanje, está em curso para assegurar a preservação das espécies que constituem o ecossistema da região.

O resgate envolve espécies que não estão acostumadas à vida aquática. A solução encontrada é a devolução ao respectivo habitat, informou nesta sexta-feira o director do AHL, Elias Estevão Castro, quando falava à imprensa sobre o inicio do enchimento da albufeira da referida infra-estrutura.

Eventualmente aqueles animais que tiverem algum ferimento vão receber tratamento veterinário, assegurou o director.

Após receberem esses cuidados, prosseguiu, serão devolvidos à natureza e ao seu habit. Igual procedimento vai acontecer com a flora, porque foram identificadas algumas especiais endémicas da região.

Ressaltou o facto de as áreas degradadas serem repovoadas com plantas.

O enchimento da albufeira da barragem em construção no Rio Kwanza começa neste sábado (11). O processo inclui a recepção de água e abarca o fecho do túnel número 2 para o desvio do rio do empreendimento localizado no município de Cacuso, província de Malanje.

Este processo vai durar 120 dias até atingir a altura de 830 metros e armazenar dois bilhões e 680 milhões de metros cúbicos, para permitir o início da geração de energia eléctrica.

As obras para o desvio do rio, iniciadas em 2012, compreenderam a escavação de dois túneis na margem direita do Kwanza, de 14 metros e meio de diâmetro e duraram 20 meses.

A segunda fase do projecto consistiu na construção da obra principal (paredão), a central principal, a central ecológica, enquanto a terceira fase inclui a componente electromecânica e das linhas de transporte para escoar toda energia para os grandes centros consumidores.

Estão envolvidos na empreitada mais de 10 mil funcionários contratados, na sua maioria nacionais, oriundos das 18 províncias.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Veja também!

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas