Dicas!Relacionamento

Redes sociais não aproximam as pessoas… pelo contrário

Estudo norte-americano vem deitar por terra uma das ideias mais associadas às redes sociais: a aproximação de pessoas.

Que as redes sociais quebram qualquer barreira espacial, temporal e linguística, não restam dúvida, mas a verdade é que não é pelo facto de as pessoas terem mais facilidade em estabelecer contactos que são mais sociáveis. A realidade é exatamente o oposto.

Um recente estudo do Centro de Pesquisa sobre Meios, Tecnologia e Saúde da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, sugere que quanto maior for o uso de redes socais, maior é a sensação de isolamento das pessoas.

Para os investigadores, lê-se no site LiveScience, o isolamento social que estas pessoas sentem é definido como a falta de um sentido de presença e envolvimento com terceiros e apresenta um sério risco para a saúde, impulsionando alguns tipos de doenças de foro mental, que podem resultar na morte.

Publicado esta segunda-feira na revista American Journal of Preventive Medicine, o estudo revela que as redes sociais causam um sentimento de isolamento pelo simples facto de limitarem os contactos presenciais e darem origem a relações ‘artificiais’, criadas online e que nem sempre têm um real significado para as pessoas.

De acordo com o estudo, apesar de os participantes no estudo passarem ‘apenas’ a média de uma hora por dia online, a verdade é que 27% confessou um alto nível de isolamento social, sendo que esta sensação aumenta conforte cresce o tempo que se passa nas redes sociais. Na prática, as pessoas que passam mais do que duas horas nas redes sociais são duas vezes mais propensas a sentirem-se isoladas do mundo.

Para o estudo, diz a publicação, foram analisados 1,700 adultos norte-americanos com idades entre os 19 e 32 anos, que tiveram que responder a questionários sobre as redes sociais que usavam, a frequência com que o faziam e o que sentiam quando lá navegavam.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas