CulináriaDicas!

Estes são os melhores nutrientes para cuidar das unhas e do cabelo

A alimentação é a melhor forma de conseguir ter as unhas e o cabelo mais fortes. Sabe o que deve comer?

O cabelo e as unhas são dois dos espelhos mais fidedignos do estado de saúde de uma pessoa e também do tipo de alimentação que esta tem diariamente.

Além de ficarem à mercê dos mais variados tipos de problema de saúde (onde se inclui, claro, o stress), as unhas e o cabelo podem ainda sair prejudicados quando se tem uma dieta rica em sal, açúcar e gorduras trans e saturadas, algo que se consegue quando o consumo de alimentos processados e industrializados é grande. Mas as unhas e o cabelo podem também sair a ganhar com a alimentação… especialmente quando esta se aproxima o máximo possível à natureza.

Como a médica Ana Leonor Perdigão revelou ao Lifestyle ao Minuto, existem nutrientes que se assumem como fundamentais para o bom estado do cabelo. Falamos das vitaminas D e E, dos ácidos gordos ómega 3, do zinco e do ferro, por exemplo. As vitaminas A, C e H (ou B7) são igualmente importantes para que os fios se mantenham nutridos, fortes e resistentes às agressões internas e externas de que são alvo dia após dia.

No que diz respeito às unhas, estas beneficiam do consumo de alimentos ricos em vitamina C (como o morango, mirtilo, tomate, kiwi, laranja, papaia, etc.), vitamina B12 (que se pode encontrar nas proteínas de origem animal ou em alimentos vegetais fortificados, como os cereais) e ácido fólico (presente nos ovos, brócolos, abacate e citrinos), como se lê no site Metro.

Os caldos de ossos de animais, as lentilhas e as amêndoas são outros exemplos de alimentos que deixam as unhas fortes e que evitam que sejam o maior indicador de problemas de saúde, como acontece quando estão assim.

Quando a alimentação não se mostra suficiente na hora de prevenir danos nas unhas e no cabelo, a toma de suplementos pode ser uma opção, embora deva ser feito um aconselhamento junto do médico, de forma a determinar qual o melhor nutriente a reforçar.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas