Na terça-feira, a Intel saiu com o chip de teste supercondutor do estado do 17-qubit, combinando o maior chip eletrônico quantum já produzido pela IBM.

Até agora, a computação quântica tem sido, em alguns aspectos, uma corrida de dois cavalos entre a IBM e o Google.

Em abril, o Google mostrou sua pesquisa em um chip de computação de nove qubit e avançou outras pesquisas que poderiam permitir que ele quebre alguns registros de computação quântica até o final do ano.

Em maio, a IBM mostrou o primeiro chip de 17 qubit.

O trabalho da IBM é baseado em pesquisas realizadas em Yale pelo professor Robert Schoelkopf (a equipe da IBM inclui muitos de seus estudantes de pós-graduação e pós-graduação). O trabalho do Google é baseado na pesquisa da Universidade da Califórnia em Santa Barbara sob o professor John Martinis, um esforço que foi apoiado e absorvido pela Google em 2014.

Todos os pesquisadores da IBM, Intel, Google e outros lugares, como a Microsoft, estão todos em uma corrida para construir um chip de quibit 50. Esse é o tamanho necessário para construir um supercomputador que seria muito mais poderoso do que qualquer um dos supercomputadores de hoje. Ninguém sabe sequer os tipos de problemas que um computador rápido e inteligente poderia resolver.

Emaranhamento quântico

Os computadores quânticos são diferentes dos computadores atuais, que são digitais.

Um computador digital pensa em dois estados: zero e um (ou desligado e ligado). Mas um computador quântico usa combinações de zeros e outros para criar vários estados, que podem ser zero, um, ambos ao mesmo tempo ou (e esta é a parte estranha) algo intermediário, um misterioso zero / um estado que é difícil para descrever ou determinar.

Bill GatesGetty / Alex Wong

Esses estados desordenados são chamados de “emaranhamento”, e já existem várias fórmulas matemáticas bem conhecidas (também conhecidas como algoritmos), que podem usar esses estados para calcular coisas que os computadores tradicionais não são suficientemente poderosos ainda para fazer. Por exemplo, os computadores quânticos podem trabalhar com bilhões de variáveis ​​ao mesmo tempo, como a interação entre moléculas em química.Eles também são ótimos para tarefas de aprendizagem em máquina.Espera-se que esses computadores ajudem a encontrar novos medicamentos, criem novas formas de segurança informática. Também acredita-se que esse tipo de computação pode levar a computadores capazes de pensar e argumentar criar robôs humanóides ou entregar medicamentos que sejam personalizados para a química individual e exclusiva.

Se tudo isso parece difícil de entender, não se preocupe, você não está sozinho. A Microsoft também está apostando em computação quântica e ainda Bill Gates admite que , apesar de toda a física e matemática que ele conhece, mesmo ele realmente não entende como o quantum funciona. É assim que é complicado.

Mais frio que o espaço

Por enquanto, o desafio é simplesmente construir maiores computadores quânticos.

LeoDC2QuTech Professor Leo DiCarlo no laboratório de computação quântica no QuTech QuTech

Como a Intel explica, qubits são tremendamente frágeis.Qualquer ruído ou distração não intencional pode fazer com que eles percam dados. Eles dependem de metais supercondutores que devem ser mantidos incrivelmente frios. Eles devem operar a uma temperatura conhecida como “20 milikelvin” ou 250 vezes mais frio do que o espaço profundo “, diz Intel.Esse tipo de condição é difícil de criar e manter.

Não é só o frio que é um problema. À medida que um computador quântico cresce de tamanho adicionando mais qubits, ele pode funcionar mal em muitas maneiras.

Mas o progresso é rápido. Em maio de 2016, a IBM lançou uma máquina de cinco quits e o primeiro serviço de nuvem do mundo. Avançar um ano e esses chips já são mais do que o triplo do tamanho.

O Google espera que ele tenha criado um computador de teste tão grande e poderoso até o final deste ano, que poderá realizar certos cálculos que os supercomputadores tradicionais não podem fazer, um conceito chamado “supremacia quântica”, disse Martinis à Placa-mãe.

Enquanto isso, a Intel apenas se lançou no jogo. Aqui está um olhar mais atento sobre o que é fazer: