China: Xi Jinping por mais cinco anos como presidente

China: Xi Jinping por mais cinco anos como presidente

25 Outubro, 2017 0 Por Staline Satola

O partido comunista dominante da China votou para manter o presidente Xi Jinping no cargo por mais cinco anos e consagrar seu nome e doutrina à sua constituição.

O movimento na terça-feira elevou seu status como um dos líderes mais poderosos do país, ao lado de figuras como Mao Zedong e Deng Xiaoping.

O anúncio foi feito no final do 19º Congresso do Partido Comunista Chinês (CCP), uma assembléia duas vezes por década de milhares de representantes do partido na capital, Pequim.

“Vivendo em uma era tão grande, estamos cada vez mais confiantes e orgulhosos, e também sentimos o peso da responsabilidade sobre nós”, disse Xi, de 64 anos, aos delegados reunidos no Salão do Grande Palácio após a votação.

É a primeira vez desde a regra do presidente Mao que o nome de um líder está consagrado na ideologia do partido.

Após a sua morte, Deng também foi homenageado com a chamada “Deng Xiaoping Theory”, por seu papel em iniciar a economia chinesa na década de 1980, após anos de estagnação.

O “Pensamento Xi Jinping” prevê que uma China se torne “um excelente país socialista moderno” até 2049.

“O povo e a nação chineses têm um excelente e brilhante futuro à frente”, declarou Xi, que foi acompanhado no palco por seus antecessores, Hu Jintao e Jiang Zemin.

Na hoje, o partido realizará seu encontro e anunciará quem se juntará ao comitê do partido de 25 membros, o corpo mais poderoso da hierarquia chinesa dos líderes.

A era de Xi começou em março de 2013.