Infecção pode afectar o cérebro de crianças

Infecção pode afectar o cérebro de crianças

21 Outubro, 2017 0 Por João Mukixi

Infecção pelo VIH altera o desenvolvimento do cérebro de crianças, mesmo quando recebem tratamentos anti-rretroviral desde muito cedo, mostra um estudo publicado nesta terça-feira no periódico científico Frontiers in Neuroanatomy.

O estado revela ainda que crianças que tenham sido apenas exposta ao Vírus, mesmo sem terem sido infectadas, também podem ter o seu desenvolvimento cerebral afectado.

Mesmo com tantos avanços no tratamento  do VIH que estão a permitir que milhares de pessoa vivam mais, e mais saudáveis, com o vírus causador da Sida, o combate à infecção em bebés e crianças ainda é muito  complexo.

Os pesquisadores usaram uma avançada técnica de exames de ressonância magnética para examinar diferenças num tipo de tecido cerebral, a mencionada matéria branca, entre dois grupos de crianças de sete anos: 65 seropositivas e 46 não infectadas.

A matéria branca tem um papel importante na transmissão de informação entre as várias regiões do cérebro, e o estudo confirmou a existência de diferença na micro-estrutura de alguns trechos entre as crianças seropositivas tendo iniciado o tratamento aos 18 meses de idade durante o ensaio do Cher ( sigla em inglês para anti-rretrovirais cedo para crianças com VIH), na Cidade do Cabo e Soweto.