Mundo

O Príncipe Herdeiro Salman diz que o IPO de $ 2 trilhões da Saudi Aramco está no caminho certo para 2018

RIYADH (Reuters) – A oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco está no bom caminho para o próximo ano, e o gigante nacional do petróleo poderia ser avaliado em mais de US $ 2 trilhões, disse o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad Bin Salman, à Reuters em uma entrevista.

A venda de cerca de 5% do Aramco no próximo ano é uma peça central da Visão 2030, um plano de reforma ambicioso para diversificar a economia saudita além do petróleo, que é defendida pelo príncipe Mohammad.

Autoridades sauditas disseram que trocas nacionais e internacionais, como Nova York, Londres, Tóquio e Hong Kong, foram analisadas para uma listagem parcial da empresa estatal.

Uma decisão sobre a qual a troca asseguraria a oferta ainda não foi feita, alimentando a especulação do mercado de que o IPO poderia ser adiado para além de 2018 ou mesmo arquivado, em meio a preocupações crescentes sobre a viabilidade de uma listagem internacional.

“Estamos em trilha de 2018 … mas a listagem (detalhes) ainda estão em discussão”, disse o príncipe Mohammad à Reuters em uma entrevista exclusiva na quarta-feira em Riade para lançamento na quinta-feira. “Será IPO-ed em 2018.”

O príncipe herdeiro declinou discutir detalhes específicos do IPO, que poderia ser o maior da história e espera-se que eleva até US $ 100 bilhões.

Prince Mohammad, de 32 anos, tem poderes radicais sobre defesa, energia e economia e espera que tome a decisão final sobre o local de listagem da Aramco e as outras reformas.

Os investidores há muito discutiram se a Aramco poderia ser valorizada em qualquer lugar próximo de US $ 2 trilhões, o valor anunciado pelo príncipe herdeiro, que quer arrecadar dinheiro através do IPO para financiar investimentos destinados a ajudar a deixar a maior nação exportadora de petróleo do mundo em relação à sua dependência de petróleo bruto.

Mas o príncipe Mohammad reiterou na quarta-feira que a avaliação estimada de Aramco seria de cerca de US $ 2 trilhões.

“Eu sei que tem havido muitos argumentos em torno deste tópico, mas no final do dia, a direita é a do investidor. Sem dúvida, o maior IPO do mundo deve ser acompanhado por muitos rumores”, disse o príncipe Mohammad .

“Aramco se mostraria no chão no dia do IPO. Na verdade, quando falei sobre a avaliação, falo cerca de US $ 2 trilhões, poderia ser mais de US $ 2 trilhões”.

O momento do IPO dependerá da aprovação legal e regulamentar das jurisdições que optar por listar, disseram fontes da indústria. Também poderia ser influenciado pelo preço do petróleo – atualmente abaixo de US $ 60 por barril – um preço que as autoridades sauditas identificaram como um bom nível.

Perguntado se a fenda com o produtor da OPEP do Golfo afetou o sentimento dos investidores, antes do IPO da Aramco, o Príncipe Mohammad descartou o impacto do impasse político.
O príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman acena durante uma cerimônia de boas-vindas para o secretário da Defesa britânico, Michael Fallon, em Jeddah Thomson Reuters

“O Qatar é um problema muito, muito pequeno”, disse ele.

A Arábia Saudita e outros três estados árabes cortaram os laços com o Qatar, acusando-o de apoiar o terrorismo. Doha nega as acusações.

O chefe da OPEP, a Arábia Saudita, é o líder da OPEP e outros produtores de petróleo, como a Rússia, para restringir o fornecimento de petróleo no âmbito de um pacto mundial de petróleo para drenar estoques globais e aumentar os preços do petróleo.

“Estamos empenhados em trabalhar com todos os países produtores, OPEP e não-OPEP, temos um ótimo e histórico negócio … Vamos apoiar tudo para estabilizar a demanda e o fornecimento de petróleo”, disse o príncipe Mohammad quando perguntado se o reino apoiaria estendendo o acordo além de março de 2018 quando ele venha a expirar.

“Eu acho que agora o mercado de petróleo (absorvido) o fornecimento de petróleo de xisto, agora estamos recuperando as coisas novamente”.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas