AngolaPN 113

PN: Auxílio a ilegais preocupa a Polícia

Os órgãos operativos do Ministério do Interior, a todos os níveis, foram exortados no sentido de redobrarem esforços no combate à prática de auxílio à imigração ilegal em todo o território nacional, em especial na província de Cabinda.

A exortação é do comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Ambrósio de Lemos, no término da sua visita de trabalho de três dias a Cabinda e que serviu para avaliar o grau de prontidão dos efectivos e a situação migratória na região mais ao norte do país.

Em declarações à imprensa, sexta-feira na fronteira de Yema, a sul de Cabinda, Ambrósio de Lemos considerou “preocupante” a situação da imigração ilegal na província, salientando que a necessidade de se redobrar esforços para o seu combate.

“Vamos colocar mais efectivos ao longo da vasta fronteira de mais de 500 quilómetros com o vizinho Congo Democrático e parte com o Congo Brazzaville. Estamos a equipar em meios os postos fronteiriços e de travessia. Temos de pôr termo à situação desordenada da entrada de imigrantes ilegais ao longo das fronteiras”, declarou o responsável da Polícia Nacional.

Ambrósio de Lemos falou ainda da necessidade de meios rolantes e outras técnicas para potenciar os órgãos operativos e reforçar as medidas de actuação nos postos fronteiriços.

“O combate ao auxílio à imigração ilegal deve ser uma aposta permanente, com penas mais desencorajadoras a essa prática”, defendeu o comandante, que anunciou medidas mais drásticas. Temos muitas pessoas que fazem auxílio à imigração ilegal, ao invés de denunciarem esse mal. Por isso serão tomadas medidas mais sérias com base no postulado da lei “, advertiu.

Ambrósio de Lemos esteve em Cabinda durante três dias, tendo visitado os municípios de Belize, Buco-Zau e Cacongo de manteve encontros com os efectivos das unidades de guarda fronteiras, e dos comandos municipais da Policia Nacional.

Os postos fronteiriços de Necuto, Buco-Zau, Massabi e Manenga (cacongo), Yema (sede-Cabinda) também mereceram a visita de Ambrósio de Lemos.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas