Posts relacionados com a Rússia “alcançaram 126 milhões de usuários do Facebook nos EUA”

Posts relacionados com a Rússia “alcançaram 126 milhões de usuários do Facebook nos EUA”

31 Outubro, 2017 0 Por Staline Satola

O Facebook disse que até 126 milhões de usuários americanos podem ter visto conteúdo enviado por agentes da Rússia nos últimos dois anos.

O site de redes sociais disse que cerca de 80 mil postagens foram produzidas antes e depois das eleições presidenciais de 2016.

A maioria dos posts se concentrou em mensagens sociais e políticas divisórias.

O Facebook divulgou os números antes de duas audiências do Senado onde – juntamente com o Twitter e o Google – detalhará o impacto da Rússia nos sites populares.

A Rússia negou repetidamente as alegações de que tentou influenciar as últimas eleições presidenciais nos EUA, nas quais Donald Trump venceu Hillary Clinton.

Em um grande desenvolvimento separado na segunda-feira, uma investigação do conselheiro independente Robert Mueller em uma possível colusão entre a campanha Trump e a Rússia produziu suas primeiras acusações contra dois ex-assessores. Também surgiu que um terceiro ex-assessor se declarou culpado no início de outubro de mentir para o FBI.

O presidente Trump rejeitou alegações de colusão com Moscou, e repetidamente convidou a Sra. Clinton a ser investigada.

O que diz o Facebook?

O Facebook diz que cerca de 80 mil postagens foram publicadas entre junho de 2015 e agosto de 2017 e foram vistas em cerca de 29 milhões de americanos diretamente, de acordo com um rascunho de observações preparadas vistas pela mídia norte-americana antes da audiência do Senado.

Essas postagens, que o Facebook diz terem sido criadas por uma empresa vinculada ao Kremlin, foram ampliadas através de ações, compartilhamentos e comentários e se espalharam para dezenas de milhões de pessoas.

A empresa também disse ter apagado 170 contas do Instagram, que publicaram cerca de 120 mil itens de conteúdo.