Dr. Óscar Paulo, explica como prevenir o cancro gástrico

Dr. Óscar Paulo, explica como prevenir o cancro gástrico

6 Novembro, 2017 0 Por João Mukixi

Dores na boca do estômago, o que podem significar?

É comum sentirmos dores no estômago, porém devem ser tratadas com a ajuda de um especialista, o que parece ser uma simples dor de Estômago pode ser um cancro.

Segundo o Dr. Óscar Paulo, gastroenterologista o cancro gástrico ( ou do Estômago) é o crescimento de células anormais no órgão desse sistema digestivo e pode ocorrer em qualquer local da sua extensão.

O especialista informou que grande parte desse tipo de tumor ocorre na camada mucosa a camada de revestimento interna, sugerindo pequenas lesões com ulcerações ( rompimento de tecido mucoso), características de cancro ou tumores malignos.

Causas:

A infecção pela bactéria H. pilory, o consumo de alimentos em conservação ou conservados em sal e má conservação de alimentos, dieta pobre em frutas e legumes, alimentos contaminados e histórico familiar de cancro de estômago, têm sido apontados como causas prováveis, mas existem outras razões até agora desconhecidas.

Sintomas:

Não há sintomas específicos do cancro. Alguns sinais da doença podem na verdade ser confundidos com outras doenças gástricas, a exemplo da gastrite, úlcera e outros problemas, os  principais sintomas são fadigas, sensação de inchaço depois de comer, sensação de saciedade após ingerir pequenas quantidades de alimentos.

Curas:

Como qualquer outro tipo de cancro, as possibilidades de cura dependem do momento do diagnóstico e sobretudo do estádio da doença, quanto mais precoce o diagnóstico for feito, maiores são as possibilidades de cura.

O estômago por ser um órgão que recebe directamente os alimentos, a dieta é um factor essencial para prevenção, como ainda não está claro o que causa o cancro do estômago não se conhece uma única maneira de prevenir mas pode-se tomar medidas para reduzir o risco da doença fazendo pequenas mudanças na sua vida quotidiana.

O consumo excessivo de certos alimentos, sua conservação e a ausência de alguns deles podem corrobor na formação de tumor, assim é preciso evitar o consumo excessivo de alimentos enlatados, fumados, corantes ou alimentos conservado com sal.

A dor pode aparecer quando a pessoa se alimenta, no entanto, isso pode ser apenas um indicativo de alterações gástricas e não necessariamente um cancro.

Para cuidar bem da saúde do estômago especialista aconselha mastigar bem os alimentos, não comer alimentos mal conservado.