ÁfricaMundo

África do Sul: Próximo líder do ANC é hoje conhecido

18 dez (JA) – O partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), disse ontem que o anúncio do seu novo líder, sucessor do Presidente Jacob Zuma, é adiado para hoje.

O adiamento deveu-se a atrasos no processo de comprovação das credenciais dos delegados.

O processo de votação para determinar o sucessor de Zuma já começou, sendo os dois principais candidatos o actual vice-presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, e a ex-presidente da Comissão da União Africana e ex-mulher do Presidente Zuma, Nkosazana Dlamini-Zuma.

O vencedor poderá tornar-se o próximo Chefe de Estado sul-africano em 2019.

“Esperamos ter os resultados amanhã (hoje) de manhã. Não queremos apressar os resultados, queremos fazer um trabalho adequado e meticuloso”, disse a secretária-geral adjunta do ANC, Jessie Duarte, numa conferência de imprensa, adiantando que os delegados com direito a voto serão “à volta de 4.700”.

O início da conferência ficou marcada pela decisão de alguns tribunais declararem inválidas algumas das delegações escolhidas ao nível regional.

De acordo com a líder da Liga Juvenil do ANC, Collen Maine, citada pela Reuters, a decisão impede que 122 dos quase cinco mil delegados presentes na conferência possam votar.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Veja também!

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas