Mundo

Donald Trump ignora avisos e diz “Jerusalém é a capital de Israel”

O presidente Donald Trump anunciou que os EUA reconhecem formalmente a Jerusalém como a capital de Israel e iniciará o processo de mudança de embaixada para a cidade, rompendo com décadas de política dos EUA.

“Eu determinei que é hora de reconhecer oficialmente Jerusalém como a capital de Israel”, disse Trump em um discurso televisionado na quarta-feira.

O presidente disse que ordenou ao Departamento de Estado que desenvolvesse plano para mudar a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém.

Ele acrescentou que ele não está tomando posição sobre nenhum problema de status final, incluindo fronteiras contestadas.

Trump disse que pretende “fazer tudo” em seu poder para ajudar a forjar um acordo de paz entre israelenses e palestinos.

Pouco depois do discurso de Trump, Saeb Erekat, o principal negociador palestino, disse que o presidente dos Estados Unidos ” destruiu qualquer possibilidade de paz” e estava “empurrando essa região para o caos [e] a violência”.

“Ele está destruindo todos os moderados na região e ele está dando poder aos extremistas”, disse Erekat à Al Jazeera de Jericó.

“Esta é a decisão mais perigosa que qualquer presidente dos EUA já tomou”, disse ele, acrescentando que Trump ” desqualificou seu país de qualquer papel possível no processo de paz”.

“Como ele pode falar sobre a paz quando ele determina o futuro de Jerusalém antes que as negociações comecem, em total violação do direito internacional?” perguntou a Erekat, dizendo que é “sem sentido” ter um estado palestino sem Jerusalém como sua capital.

A única opção restante para os palestinos, disse ele, “é lutar pela igualdade de direitos” entre o Mar Mediterrâneo e o rio Jordão, a área da Palestina histórica.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas