Tecnologia

Como verificar aplicativos que têm acesso à sua conta do Facebook e excluí-los?

Vá para o Facebook.com (é mais fácil em um computador).

1- Clique na pequena seta no canto superior direito da tela:

menu do facebook
Clique em configurações
Procure o botão Apps no menu do lado esquerdo da tela e clique nele:

aplicativos do facebook

Esta página informará quantos outros aplicativos têm acesso a todos ou alguns dos seus dados do Facebook.

Eu tinha 21 aplicativos conectados

2- Clique no botão Mostrar tudo até a metade para ver todos os aplicativos.

Aqui está a parte divertida: você precisa clicar no pequeno “x” que aparece quando você passa o mouse sobre um aplicativo para excluir cada um deles, um a um. Isso levará tempo.

Comece com os aplicativos ou sites que você não usa (ou talvez nem se lembre de usar – o Facebook tem 14 anos, afinal) .

Depois de gastar todo esse tempo excluindo aplicativos, você precisa fazer mais uma coisa.

Abaixo de todos os aplicativos, você verá um conjunto de quatro caixas cinza. Clique no botão Editar para o “Apps Outros Use” um:

aplicativos do facebook

Esse menu muito oculto, na verdade, controla quais apps seus amigos podem ver sobre você. Isso é importante: quando instalam aplicativos com permissões muito invasivas, muito parecidas com a que está no centro do desastre da Cambridge Analytica, esses aplicativos podem navegar no Facebook como o usuário, vendo o que você compartilha com seus amigos, mesmo que nunca tenha consentido deixe que o aplicativo (que está agindo como uma extensão do seu amigo) veja e leve suas informações.

Acontece que compartilhei um monte de informações sobre mim mesmo – muitas das quais seriam muito úteis para pessoas que queriam criar um perfil de mim para segmentar anúncios ou mensagens políticas – sem saber:

Desmarque todas as caixas que estão marcadas e pressione Salvar.

Há também uma opção nuclear acima desta caixa – a chamada “Aplicativos, sites e plug-ins” – se você clicar no botão “Editar”, terá a opção de impedir que qualquer aplicativo ou jogo use o Facebook.

Mas se você usar o Facebook para fazer login em qualquer outro serviço (como o Netflix ou o Spotify, por exemplo), poderá perder o acesso.

O Facebook inseriu-se na Web de tal maneira que as mesmas formas em que ele se tornou tão útil para nós são as maneiras como ele nos usa para vender nossas informações.

Não há como desativar uma parte sem a outra.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas